topo.jpg
noticia1334503245.jpg

Nota de Repúdio GETeM

Grupo de Pesquisa Geografia, trabalho e movimentos sociais, repudia publicamente, a atitude truculenta da PM-GO

 

 
 
NOTA DE REPÚDIO - GETeM
 
O GETeM/UFG/CNPq – Grupo de Pesquisa Geografia, Trabalho e Movimentos Sociais vem, repudiar publicamente, a atitude truculenta e desnecessária da Polícia Militar de Goiás (PM-GO) – Regional de Catalão/GO – que atentou contra o Estado de Direito e a Constituição Brasileira, ferindo brutalmente o Professor Ms Gabriel de Melo Neto, o acadêmico do Curso de Geografia Marcelo Nascimento Rosa, membros desse Grupo de Pesquisa e outros estudantes da UFG/Campus Catalão, bem como vários camponeses no dia 10 de abril de 2012.
Os feridos, além de terem tido dificuldades e alguns serem impedidos de registrar a ocorrência da violência e de realizar o exame do corpo de delito, estão sendo constrangidos e ameaçados. A PM-GO em nome da proteção do patrimônio do Banco Itaú que não estava, em nenhum momento, sendo ameaçado, pois a mobilização dos camponeses é pacífica, desferiu ações violentas contra dezenas de pessoas que estavam reivindicando e continuam na porta do Banco Itaú em Catalão/GO.
Essa nota denuncia e repudia as ações do Banco Itaú de despejar camponeses de suas terras e a conivência das autoridades constituídas que não se privaram em acatar e fortalecer a ação da agência financeira que, apenas em 2012 obteve milhões de lucros no país. Essas ações truculentas da Polícia Militar em nome da suposta proteção a agência financeira não se justificam, pois ferem o Estado de Direito e os direitos humanos dos camponeses que estão sendo lesados.
Não houve respeito e sequer foram ouvidos os proprietários camponeses que estão sendo despejados de suas terras. O GETeM/UFG/CNPq manifesta apoio e solidariedade a todas as organizações e entidades envolvidas ativamente nesta mobilização e, principalmente, ao professor Gabriel de Melo Neto e todos que foram agredidos. Conclamamos todos (as) que sejam solidários, repudiando e denunciando mais uma das atrocidades cometidas contra os trabalhadores do campo neste país de injustiças e desmandos, onde a violência tem sido a resposta contra aqueles que lutam apenas para que seus direitos sejam preservados.
 
Catalão, 12 de abril de 2012.
Prof. Dr Marcelo Rodrigues Mendonça
Coordenador do GETeM/UFG/CNPq
 

Fonte: UFG/CAC/GETeM